O professor goiano Leonardo Guerra de Rezende Guedes, da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), deu entrevista ao Jornal Nacional na noite da última 6ª feira, 25, para alertar sobre o perigo de acidentes elétricos com celular.
Engenheiro eletricista, ele também é doutor pela Unicamp com pós-doutorado no Japão.
Guedes alertou a população para o perigo do uso celular de formas indevidas, que pode oferecer risco de acidentes para os usuários.
De acordo com o especialista goiano, é fundamental manter cuidados básicos no uso de celular, a fim de evitar perigos, que podem ir de choques leves até incêndios provocados a partir da rede elétrica.
Entre as principais recomendações de segurança estão: não deixar o aparelho em locais molhados e não fazer uso do smartphone enquanto ele está conectado à rede elétrica para carregar a bateria.
Em relação ao carregamento, Guedes também destaca a importância do uso de carregadores originais
“O barato pode sair bem caro e custar até a própria vida”, pontuou à reportagem.
O alerta foi feito com base em dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel).
Segundo a reportagem, quase 400 pessoas já morreram no país em 2023, vítimas de acidentes elétricos.
O aumento não diz respeito apenas a episódios envolvendo o uso de celulares, mas é de quase 4% em relação ao primeiro semestre do ano passado.
Relacionadas
Suspeita de explosivo paralisa o Aeroporto de Goiânia
Mala localizada próximo à Câmara não tinha explosivos
Casos respiratórios graves apresentam alta em Goiás e mais 9 estados