A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) torna público o edital de credenciamento e seleção de propostas de espetáculos e oficinas para a 20ª Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo), a ser realizada de 22 a 26 de abril de 2025.
As inscrições começam na próxima segunda-feira (03/02) e vão até 27 de fevereiro, pela Plataforma Plateia Editais, disponível no link: https://web.ufg.br/plateia-editais/#/edital/chamada-publica-n-012025.
Serão selecionadas seis apresentações de espetáculos cênicos de artistas ou grupos goianos, com um cachê de R$ 25 mil cada.
Das vagas totais de espetáculos, três são destinadas a grupos do estado de Goiás, duas são reservadas para apresentações do município de Porangatu e uma exclusivamente para artistas ou grupos de municípios do interior do estado.

Artistas e grupos que já se apresentaram na Mostra TeNpo podem se candidatar novamente, desde que o espetáculo proposto seja diferente daquele selecionado e realizado em uma das três últimas edições (2022, 2023 e 2024). Essa condição visa garantir a inovação na programação do evento.
Serão selecionadas também três oficinas de artes cênicas para integrar a programação formativa do festival, que será ministrada de forma presencial.

Moddalidades
As modalidades incluem:
- Jogos Teatrais (destinada a atores/atrizes e professores/as),
- Corpo e Objeto no Espaço Cênico (voltada para atores/atrizes e dançarinos/as)
- e Iniciação à Coreografia (para artistas e dançarinos/as).
Palco cênico
O TeNpo 2025 oferece uma plataforma para produções regionais e nacionais, apresentando um panorama das artes cênicas no Centro-Oeste. Essa iniciativa não apenas impulsiona a cultura goiana, mas também favorece o turismo e a economia local.
Além disso, cria oportunidades e democratiza o acesso às artes cênicas, estimulando a formação artística e apoiando os artistas de Porangatu, da região Norte goiana e de todo o estado de Goiás.
A mostra é promovida pelo Governo de Goiás, por meio da Secult Goiás, com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), via Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE), em parceria com o Goiás Social e Sesc Goiás, e apoio da Prefeitura de Porangatu.
Relacionadas
Agência de refugiados da ONU fecha quatro escritórios no México
Anitta trava disputa com farmacêutica para impedir que seu nome seja usado em marca de cosméticos
Dólar cai pela oitava vez seguida e fecha a R$ 5,63