Supremo Tribunal da Espanha autoriza homens a andarem nus na rua

Agora é definitivo! Homens podem andar livremente nus pelas ruas da Espanha. A decisão da justiça aconteceu depois que o espanhol Alejandro Colomar, de 29 anos, ser multado por andar pelado nas ruas da região de Valência, na Espanha, o tribunal superior acatou e decidiu a favor do rapaz, que tentou ir sem roupa a uma audiência.

O tribunal superior da região informou, por meio de nota, que negou um recurso que foi aplicado por outro tribunal a Alejandro e cancelou as multas aplicadas contra ele por andar nu.

No julgamento, o rapaz afirmou que as multas descumprem o seu direito à liberdade ideológica.

A nudez pública é legal na Espanha desde 1988. Qualquer um pode andar nu em uma rua sem ser preso, mas algumas regiões como Valladolid e Barcelona introduziram suas próprias leis para regulamentar o nudismo, especialmente longe da praia. O tribunal observou que Aldaia não tem lei que proíba o nudismo.

O tribunal valenciano decidiu que Colomar “se limitou a permanecer ou circular nu em horários diferentes em duas ruas distintas de Aldaia”, não tendo o seu comportamento implicado uma “alteração da segurança cidadã, da tranquilidade ou da ordem pública”.

Foi observado que o local onde Alejandro andou nu não possui qualquer lei que vete o nudismo. Com isso, o tribunal da região definiu que o homem “se limitou a permanecer ou circular nu em horários diferentes em duas ruas distintas de Aldaia (cidade da região), e que seu comportamento não implicou em deformação da segurança cidadã, da tranquilidade e da ordem pública.