Um estudo realizado pela Universidade de Nebraska, nos EUA, apontou uma quantidade relevante de metais pesados presentes na urina de adolescentes que utilizam cigarros eletrônicos, conhecidos também como vapes. No Brasil, tais produtos são proibidos, porém uma parcela significativa de jovens segue utilizando-os. Além de levantar preocupações acerca do uso, o estudo trouxe que o vapor inalado a partir dos cigarros eletrônicos pode conter partículas de metais que compõem o dispositivo, como urânio e chumbo. A análise foi possível com o teste de urina de 200 adolescentes que usam vapes rotineiramente. Eles foram divididos em três grupos: usuários ocasionais, usuários de uso intermitente e usuários de uso frequente.
O que o chumbo pode causar na saúde?
Os principais efeitos do chumbo são no sistema nervoso (encefalopatia crônica, alterações cognitivas e de humor, neuropatia periférica) e nos rins (nefropatia com gota, insuficiência renal crônica e síndrome de Fanconi). Em casos mais graves, os danos cerebrais e renais podem levar à morte.
O quê urânio faz no corpo humano?
A ingestão acidental de altas concentrações de urânio pode acarretar graves consequências, como câncer nos ossos ou no fígado. Se inalado, pode gerar câncer de pulmão. O urânio é um elemento tóxico ao corpo humano e seus efeitos químicos podem ser mais nocivos e velozes do que os radioativos.
Relacionadas
Líder supremo do Irã promete resposta devastadora a Israel e aos EUA
Mega-Sena acumulou de novo e prêmio vai a R$ 127 milhões
Após matar a mãe, filho compra drogas e vai beber cerveja no bar