Decreto do prefeito Marden Júnior foi publicado nesta terça-feira (15/03), quando entrou automaticamente em vigor. Ele segue determinações dos órgãos estaduais de saúde e do Gabinete de Operações de Emergência e Saúde de Trindade. O município atingiu o percentual de vacinas administradas recomendado para que possa haver a desobrigação das máscaras em locais abertos, sem aglomerações
Foi publicado nesta terça-feira (15/03) pelo prefeito Marden Júnior, o Decreto Municipal 430/22 que estabelece orientações novas sobre a pandemia de Covid-19) e dá outras providências. O ponto central do decreto é a dispensa do uso obrigatório de máscara facial em locais abertos.
A nova norma foi publicada no portal da prefeitura (www.trindade.go.gov.br, Legislação Municipal, Decretos clique aqui).
O decreto municipal segue Nota de Recomendação expedida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e também Nota Técnica emitida pelo Gabinete de Operação de Emergência e Saúde (GOE-Covid-19) após reunião no dia 11 de março.
Na ocasião, o coordenador do GOE, Cristiano Galindo, apresentou os dados ao prefeito Marden Júnior e aos secretários que integram o Gabinete.
O texto do artigo 1º do decreto municipal diz que “fica desobrigado o uso de máscaras de proteção respiratória (como equipamento de proteção individual – EPI), exclusivamente, em locais abertos, sem aglomerações”.
A determinação municipal publicada hoje estabelece que sua validade está sujeita a revisão conforme a situação epidemiológica em Trindade no momento. Ou seja, segue o mesmo que a Nota da SES onde ela estabelece que “tais recomendações poderão ser modificadas de acordo com as novas evidências que surgirem e/ou cenário epidemiológico apresentado”
A recomendação é pela manutenção da máscara facial em qualquer ambiente para pessoas imunodeprimidas, com comorbidades de alto risco, as não vacinados e pessoas com sintomas de síndrome gripal.
Vacina
Baseado na lei federal 14.311/2022, o decreto municipal garante o regime de teletrabalho às gestantes que não vacinaram todas as doses contra o Coronavírus que trabalhem na Prefeitura, em órgãos da administração direta ou indireta, mediante apresentação e relatórios diários das tarefas executadas.
Já em relação à cobertura vacinal, a Recomendação a SES define a liberação da máscara para cidades com 75% ou mais da população acima de 5 anos de idade imunizadas. Trindade atingiu este percentual em vacinas administradas.
Até dia 11/03 foram aplicadas 231.855 doses de vacina contra a Covid em Trindade somando primeira, segunda, terceira e dose extra. Do grupo de adultos e adolescentes da meta estabelecida pela SES a ser vacinado com a 1ª dose, o município atingiu 107%. Com a segunda dose passou de 85%. Já a dose de reforço, cobriu 32% e a 1ª dose pediátrica já foi administrada em mais de 70% do público estimado.
Relacionadas
Milei vai suspender aposentadoria vitalícia de Cristina Kirchner
Astronauta da NASA mostra foto da Terra como nunca se viu
STF mantém condenação de Collor em caso que pode levá-lo à prisão