Goiás já ultrapassou a marca de 3 mil casos de sífilis apenas nos primeiros meses de 2026, segundo dados recentes divulgados na área da saúde. Entre esses registros, 964 notificações são de gestantes, o que aumenta a preocupação das autoridades devido ao risco de transmissão da doença para os bebês durante a gravidez ou no momento do parto. O avanço dos números reforça o cenário de alerta e a necessidade de ampliar estratégias de prevenção e diagnóstico precoce no estado.
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível que pode evoluir de forma silenciosa, dificultando a identificação sem exames. Especialistas destacam que o não uso de preservativos, a baixa adesão à testagem e o tratamento incompleto de parceiros contribuem diretamente para o aumento dos casos. A doença tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas ainda enfrenta resistência e falta de informação por parte da população.


Relacionadas
Youtuber desmascara farsa sobre nave alienígena no Paraná
[VÍDEO] Delegada ensina a identificar homens abusivos
Incêndio destrói 27 ônibus em garagem, em BH